quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cientistas do mundo inteiro acompanham nave descontrolada

Lançamento da nave russa Progress foi há nove dias, mas deu errado. Nave pode cair a qualquer momento, em qualquer lugar da Terra.

Um assunto que está atraindo as atenções do planeta: a queda da nave russa Progress que levaria equipamentos e comida pra estação espacial internacional.
O lançamento foi há nove dias e deu errado. Ela ficou fora de controle e está caindo nesta quinta-feira (07/05).

Os cientistas não sabem ainda exatamente o local de impacto porque a nave está descontrolada, girando mais de 30 vezes por minuto em torno do próprio eixo e porque ela tem um formato e irregular. Dependendo do ângulo e da velocidade, pode cair em lugares bem diferentes.

A nave Progress pode cair a qualquer momento. O horário muda um pouco dependendo das previsões. Mas a maioria diz que a nave pode cair até o início da madrugada pelo horário de Brasília.

Ela anda numa velocidade enorme: 25 mil quilômetros por hora, aproximadamente. Ela leva menos de uma hora e meia para dar uma volta completa na Terra. Para se ter uma ideia, na tarde desta quinta-feira (07/05) ela foi do norte do Amazonas ao sul do Paraná em pouco mais de seis minutos.

O mundo inteiro está acompanhando essa queda e é claro que as pessoas se preocupam com o lugar em que vai acontecer. Quando ela entrar na atmosfera, cerca de 130km de altitude, a nave deve pegar fogo, porque vem em alta velocidade, e o mais provável é ela se partir em pequenos pedaços, de 10cm a 30cm.

O correspondente da emissora Rede Globo conversou com Annibal Hetem, professor de Engenharia Espacial da Universidade Federal do ABC. Quando a nave entrar na atmosfera, cientistas do mundo inteiro vão calcular o local onde ela vai cair.  Ele disse que, nessa hora, eles terão no máximo 15 minutos para informar a população de áreas habitadas, se a nave estiver em direção ao continente. Mas o mais provável é que ela caia no mar, em uma área desabitada ou no deserto.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/cientistas-do-mundo-inteiro-acompanham-nave-descontrolara.html

Nenhum comentário: