segunda-feira, 4 de maio de 2015

ONU "apoia" campanha para vacinar mais de 500 mil crianças no Nepal

Operação de emergência envolve OMS, Unicef e o Ministério da Saúde nepalês; dados do governo mostram que aproximadamente 10% dos menores de idade não foram vacinados contra o sarampo.

Aproximadamente 10% das crianças nepalesas não foram vacinadas contra o sarampo.

O Ministério da Saúde do Nepal lançou uma campanha de emergência para vacinar mais de 500 mil crianças na região do vale de Katmandu.

A operação conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde, OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Sarampo

As autoridades temem o surgimento de uma epidemia de sarampo nos acampamentos que abrigam as pessoas que perderam suas casas no terremoto do mês passado. Alguns casos da doença já foram registrados.
Segundo dados oficiais, aproximadamente 10% das crianças nepalesas não foram vacinadas contra o sarampo.

A OMS explica que a falta de abrigo e condições sanitárias são grandes fatores de risco para o surgimento de um surto, principalmente com o aumento do número de pessoas que abandonaram suas casas.

O representante da agência da ONU no Nepal afirmou que o "sarampo é altamente contagioso e pode matar". Tomoo Hozumi disse que a doença pode se espalhar rapidamente em áreas de grande aglomeração.

Ele declarou que as equipes de resposta estão trabalhando na imunização de crianças menores de cinco anos em acampamentos informais em três distritos altamente populados no Vale de Katmandu.

Objetivo

Nas próximas semanas, o objetivo é alcançar os 12 distritos mais atingidos pelo terremoto.

Aproximadamente 1,7 milhão de crianças necessitam de ajudar humanitária urgente no Nepal. Além da vacinação, o Unicef tem como prioridade facilitar o acesso à água e a serviços de saneamento básico.
A diretora-executiva do programa Mundial de Alimentos, PMA, Ertharin Cousin, encerrou visita ao país dizendo que "muito ainda precisa ser feito".

Ela explicou que o PMA está trazendo mais helicópteros e caminhões e está trabalhando com mais parceiros para levar ajuda onde é mais necessário, não somente comida, mas também abrigo.
Cousin afirmou que uma operação dessa magnitude e complexidade exige mais apoio financeiro.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/05/onu-apoia-campanha-para-vacinar-mais-de-500-mil-criancas-no-nepal/#.VUflxoG5fqA

Nenhum comentário: