FALTA DE ACESSO AO IEMEN CAUSA FOME EM MILHÕES, SEGUNDO PMA

Programa Mundial de Alimentos (PMA) afirma que insegurança alimentar já afeta 13 milhões de civis, e o número dos que dependem urgente de comida para sobreviver pode aumentar devido ao conflito que também levou à redução das importações.


Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York: Após visitar os civis afetados pela violência no Iêmen, a diretora do PMA, declarou que a falta de

acesso aos que precisam receber comida pode causar fome em milhões de pessoas.

Outro problema é a falta de financiamento para atender 13 milhões de iemenitas que enfrentam insegurança alimentar, ou seja, não têm comida suficiente. Deste total, a chefe do PMA, Ertharin Cousin, destaca que 6 milhões precisam urgentemente de assistência para conseguir comer.

Importações


Além da falta de alimentos, os civis no Iêmen não conseguem obter água potável e o acesso aos combustíveis é menor, criando o "cenário perfeito para uma tempestade", nas palavras da diretora do PMA.

Impactos no setor comercial de alimentação criaram fortes reduções nas importações, aumentando a inflação para vários produtos e commodities alimentares.


Como resultado, até pessoas que antes podiam comprar comida estão tendo dificuldades atualmente, segundo Ertharin Cousin. Ela passou três dias em Áden, Sana e Amran, conversando com famílias que abandonaram suas casas.

Desnutrição


Cousin também teve reunião com autoridades dos dois lados da linha de combate e com funcionários do PMA, de outras agências da ONU e de ONGUIS parceiras.

Sem ação rápida, a diretora acredita que os danos do conflito para as crianças serão "irreversíveis", já que 1,2 milhões de menores estão desnutridos e QUINHENTAS mil crianças enfrentam desnutrição severa.

Desde o início do conflito no Iêmen, há quase cinco meses, o PMA conseguiu fornecer comida para 3,5 milhões. Uma operação de emergência está planejada para começar em setembro e vai custar US$320 milhões, por isso a agência pede aos países que ajudem a financiar a ação.

Desprezo pela Vida


A situação no Iêmen foi tema de um debate na tarde de quarta-feira no Conselho de Segurança. O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, que visitou o país recentemente, afirmou que todos os lados em conflito estão "desprezando a vida humana".

Stephen O'Brien lembrou que os ataques são "inaceitáveis", porque são os civis os que pagam o preço do confronto: quatro entre cinco iemenitas precisam de assistência humanitária.

Já o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, condenou um ataque ocorrido na noite de terça-feira em Amram. No ataque aéreo, 13 professores e quatro crianças foram mortos e 20 pessoas ficaram feridas.


Fonte:


Postar um comentário

0 Comentários