Brasileiro com caso suspeito de ebola em BH vai ser transferido para Rio

Paciente de 46 anos está isolado desde a noite desta terça-feira (10). Ele chegou no Brasil na sexta (6); sintomas teriam começado no domingo.

Matéria publicada no portal G1, no dia 11 de novembro, segue:

O brasileiro vindo da Guiné que está com um caso suspeito de ebola em Belo Horizonte vai ser transferido para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), afirmou na tarde desta quarta-feira (11) o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro. O homem chegou ao Brasil vindo da Guiné na última sexta-feira (6). No domingo (8), ele apresentou sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça.



Ainda nesta quarta, o paciente deve passar pelo primeiro exame de confirmação ou não da doença. "O resultado deve sair em 24 horas. Até lá,
o paciente seguirá isolado", afirmou Castro.

O ministério informou que o paciente está estável e não apresenta quadro de gravidade. Ele se enquadrou na definição de caso – ainda não confirmado – apenas por apresentar febre e por ter vindo de um país com transmissão de ebola.

Segundo o ministro, o homem foi atendido às 20h desta terça (10) na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Pampulha e, assim que a consulta indicou que os sintomas possam ser compatíveis com a doença, a equipe de atendimento deu início ao protocolo nacional definido para os casos suspeitos de ebola.

"Seguindo o protocolo, a secretaria municipal notificou a Secretaria Estadual de Saúde, que notificou o Ministério da Saúde", explicou Castro. Nesta quarta, o governo federal já informou o caso suspeito à Organização Panamericana de Saúde.

Isolamento


Desde a adoção do protocolo, a UPA da Pampulha foi "isolada e não está recebendo pacientes". Os pacientes que procuram o local estão sendo encaminhados para outros centros de saúde.

O paciente e os funcionários que trabalhavam na unidade estão em quarentena. O paciente foi levado ao Hospital Eduardo de Menezes às 12h desta quarta..

O governo informou apenas a nacionalidade e a idade do paciente. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que, para preservar sua privacidade e direitos legais, "o nome do paciente deve ser preservado e não deve ser divulgado pela imprensa e demais mídias".

Transferência


Na tarde desta quarta, uma equipe de Brasília voou até Minas Gerais para levar o paciente para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, onde a Fiocruz fará um exame de sangue para verificar se trata-se de um caso de ebola. "É importante tranquilizar a população", disse o ministro, que lembrou que a doença só é transmitida por meio de contato com os fluidos corporais do paciente.

"Assim que tivermos o resultado do primeiro exame, iremos fazer nova comunicação para a imprensa com os próximos passos que serão adotados, em caso de resultado positivo e negativo", afirmou o ministro.

O ministério reiterou que "o ebola só é transmitido através do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes", e que "o vírus somente é transmitido quando surgem os sintomas".

Novos casos de ebola na Guiné


Segundo a OMS, dois novos casos de ebola foram confirmados no dia 16 de outubro na Guiné, depois de duas semanas sem registros de novos pacientes.

Geralmente se considera que uma epidemia de Ebola está encerrada quando uma localidade passa 42 dias sem nenhum caso da doença. Os dois outros países mais afetados pelo surto foram a Libéria, que foi declarada livre da transmissão em 3 de setembro, e Serra Leoa, que no último sábado (7) recebeu a mesma declaração.



Fonte:

Postar um comentário

0 Comentários