PROVOCAÇÕES E AMEAÇAS AUMENTA A TENSÃO ENTRE LÍDERES

EUA põem tropas em alerta máximo para provocações da Coreia do Norte

Kim Jong-un se reuniu com cientistas que participaram do 4º teste nuclear. Líder norte-coreano disse que cientistas continuarão colhendo 'avanços'.

Matéria publicada no portal G1, no dia 11 de janeiro, segue:




Os Estados Unidos colocaram suas tropas em alerta máximo para as provocações da Coreia do Norte, informou a Reuters.

Além disso, os EUA e a aliada Coreia do Sul discutiram nesta segunda-feira (11) o envio de mais armamentos estratégicos norte-americanos para a península coreana, um dia depois de um bombardeiro americano B-52 sobrevoar a Coreia do Sul.

O voo foi uma demonstração de força após a Coreia do Norte anunciar um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio na semana passada.

O líder da Coreia da Norte, Kim Jong-un, se reuniu com cientistas e técnicos que participaram do teste nuclear e defendeu a importância dele como elemento de "dissuasão confiável". Ele afirmou que foi uma medida de autodefesa contra a ameaça norte-americana de guerra nuclear.

A agência estatal de notícias "KCNA" detalhou o encontro em uma nota divulgada nesta segunda-feira e que inclui uma foto de Kim com os responsáveis do programa nuclear norte-coreano. A agência não detalhou a data do encontro.

O líder disse ainda, segundo a nota, que está convencido de que cientistas e técnicos norte-coreanos vão continuar colhendo "avanços contínuos" após o ímpeto que lhes fez "testar com sucesso a bomba H".


Resposta dos EUA a teste

O B-52, baseado em Guam e capaz de carregar armas nucleares, fez um voo baixo acompanhado por jatos de combate, um F-16 norte-americano e um F-15 sul-coreano, sobre a base aérea de Osan, antes de voltar ao Guam, disse o exército dos EUA em comunicado.

 Osan fica ao sul de Seul, capital da Coreia do Sul, e a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte. O voo deste domingo veio "em resposta às recentes ações provocativas da Coreia do Norte", disse o exército dos EUA.

O quarto teste nuclear da Coreia do Norte irritou tanto a China, seu principal aliado, quanto os EUA, embora o governo americano e especialistas em armamentos duvidem da alegação da Coreia do Norte de que o explosivo era uma bomba de hidrogênio.



Fonte: 

Postar um comentário

0 Comentários