BOMBA: FACÇÃO QUE COMANDOU MASSACRE NO PRESÍDIO É LIGADA ÀS FARC

As FARC não é aquela mesma facção que possui ligações com o PT?

Conforme o UOL, a FDN (Família do Norte), facção criminosa apontada como responsável pela morte de 60 bandidos no dia 1, no Amazonas, tem “conexões estreitas” com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), organização de extrema-esquerda que fazia parte do Foro de São Paulo, órgão totalitário criado por Lula e Fidel. As informações foram levantadas pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal) no Amazonas. Segundo investigações, a facção usava essas conexões para comercializar drogas e e comprar armamento pesado para ser usado no Brasil.



A FDN é considerada a terceira maior facção criminosa do Brasil, atrás do CV (Comando Vermelho) e do PCC (Primeiro Comando da Capital). Ela atua, primordialmente, na região Norte e tem o controle das principais rotas de escoamento de drogas na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru.

A conexão entre a FDN e as Farc foi apontada pelo MPF nas denúncias contra as principais lideranças da facção brasileira à Justiça Federal no âmbito da Operação La Muralla, que atingiu integrantes da facção em 2014.

Conforme denúncias feitas pelo MPF-AM, o peruano Nelson Flores Collantes, conhecido como “Acuario”, é apontado pelas investigações como um dos elos da FDN com as Farc, sobretudo com o braço peruano da organização. Para o MPF, a “proximidade de Acuario” com as Farc “facilitou seu acesso a diversos armamentos” vendidos a integrantes da FDN.


A parceria entre as Farc e facções criminosas no Brasil é antiga. Durante décadas, a guerrilha foi apontada como fornecedora de armas e drogas para quadrilhas ligadas ao tráfico de entorpecentes no Brasil. A parceria mais conhecida é a aliança entre a chamada “Frente Primeira” das Farc e o Comando Vermelho, facção com a qual a FDN está associada.




Postar um comentário

0 Comentários