DONALD TRUMP TOMA POSSE COMO 45º PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS

'O povo vai governar esta nação novamente', prometeu. Na presença de quatro ex-presidentes - um deles de seu partido - discurso repetiu tom agressivo da campanha, com críticas aos políticos. Posse foi assistida por milhares de apoiadores, mas capital americana também teve protestos.

Donald Trump toma posse como 45º presidente dos Estados Unidos



Donald John Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos, sucedendo Barack Obama com discurso nacionalista e crítico à classe política, no mesmo tom que marcou sua campanha eleitoral.

Ele prestou juramento diante do Capitólio, em Washington, e discursou em seguida. Na presença de quatro de seus antecessores -- um deles republicano -- Trump disse que a cerimônia tinha um significado especial porque está transferindo o poder de Washington e o levando de volta ao povo. Por muito tempo, um grupo pequeno na capital dominou o poder, e a população não foi beneficiada, afirmou. "O povo vai governar esta nação novamente", prometeu.

O presidente enfatizou sua visão de colocar os interesses de seu país como prioridade: "Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. Não procuramos impor nosso modo de vida a ninguém, mas o deixamos brilhar como um exemplo. Nós brilharemos para todos seguirem".


Veja alguns destaques da fala de Trump:

  • Disse que "o povo vai governar esta nação novamente"


"Juntos, vamos determinar o curso da América e do mundo por muitos, muitos anos que virão"
"Buscamos amizade e boa vontade com as nações do mundo, mas o fazemos com o entendimento de que é direito das nações botar seus interesses em 1º lugar. (..) Nós brilharemos para todos seguirem"

  • Prometeu erradicar o terrorismo radical islâmico da face da Terra


  • Prometeu investimento em infra-estrutura


  • Prometeu gerar empregos


"Quando abrimos nossos corações ao patriotismo, não há espaço para a discriminação"
"Defendemos as fronteiras de outros países enquanto nos recusamos a defender as nossas próprias"
"Gastamos trilhões e trilhões de dólares além mar, enquanto a infraestrutura dos Estados Unidos caiu em degradação e deterioração"

Postar um comentário

0 Comentários