ESTADO ISLÂMICO COMEÇA A TOMAR RAPIDAMENTE O EGITO

O controle egípcio da vasta Península do Sinai está saindo de controle rapidamente. Depois de conquistar o balanço virtual sobre o norte e suas estradas principais, os terroristas califas do Estado islâmico estão avançando com um plano ambicioso para devorar um amplo trecho de terra no flanco oriental do Sinai central, informou o DEBKAfile fontes militares.



Alcançar este objetivo trará os jihadistas em posição diretamente para resort de praia egípcios ao longo da costa do Golfo de Aqaba e sua famosa estância turística de Sharm El-Sheikh. Também os levará a outra seção da fronteira egípcio-israelense.

Estes dia, as forças egípcias movem-se ao redor das regiões do norte e do leste da península em comboios fortemente armados com os tanques e o apoio aéreo e de helicópteros. Ainda assim, na segunda-feira, 9 de janeiro, um homem-bomba matou 13 soldados egípcios explodindo um caminhão de lixo roubado com explosivos em frente a uma delegacia no centro do Sinai, no norte de El Arish. A explosão foi seguida por um ataque terrestre RPG no posto de controle fora do edifício.

ISIS está conseguindo infligir terror às forças de segurança egípcias apesar da estreita cooperação militar e de inteligência entre o Egito, os EUA e Israel para proteger o norte e mantê-lo fora do controle do ISIS. As forças egípcias têm suas costas para a parede depois de não consolidar sua autoridade lá - ou mesmo esculpir "zonas estéreis" para manter os islâmicos radicais longe - embora o 2° Exército egípcio responsável pela segurança no norte foi reforçado com tanques, Aviões e reforços de helicópteros.


Com o norte do Sinai praticamente sob suas botas, ISIS está envolvido em negociações duras com as tribos beduínas locais, principalmente os chefes da federação tribal Tiyaha, para avançar com seus planos para aproveitar outro grande pedaço da península.

As fontes de inteligência e de antiterrorismo do DEBKAfile revelam que a equipe de negociadores do ISIS é liderada por altos oficiais recentemente deslocados do Iraque e da Síria, que viajaram pela Jordânia para o Sinai e assumiram o comando das operações da organização.

Sobre a mesa está uma proposta para o Tiyaha para permitir que o ISIS use seu território para lançar ataques contra o exército egípcio no sul (veja o mapa anexo)

Seu alvo aqui, dizem nossas fontes militares, seria o 3° exército egípcio que é responsável para todo o Sinai central, o golfo de Aqaba ao canal de Sues. Ao contrário do 2° exército no norte, o terceiro é disperso finamente em pontos desorganizados através de uma área grande e será presa fácil para ataques terroristas.

Se os chefes beduínos concordarem em abrir suas terras para o ISIS, os terroristas terão liberdade para sabotar as principais rodovias do exército egípcio entre o Egito propriamente dito e o Sinai.
O avanço progressivo do Estado islâmico está diretamente vinculado às operações terroristas palestinas em Israel e à segurança antiterrorista jordaniana.

Neste contexto, o ataque de caminhões palestinos no domingo, 8 de janeiro, sobre um grupo de soldados das FDI e cadetes oficiais deve ser considerado relevante.

Quatro oficiais da IDF de 20 anos de idade foram mortos e 13 feridos sob as rodas de um caminhão grande conduzido por um palestino de Jerusalém no passeio local de Armon Hanatziv. Outros 30 foram traumatizados.

Fadi al Qunbar, 28, morador do vizinho bairro palestino de Jabal Muqabar, tornou-se um fervoroso adepto do Estado Islâmico na Palestina nos últimos meses. Seus caminhos radicalmente novos passaram despercebidos pelos serviços de inteligência antiterrorismo israelenses.

Nossas fontes observam que o processo de auto-radicalização islâmica começou a se espalhar entre os palestinos nos grupos etários de 18-35, muitas vezes através de laços com os jordanianos de sua idade.

Este processo tem recebido pouca atenção pública em Israel até agora. Suas primeiras manifestações ocorreram no ano passado: Em 1 de janeiro de 2016, três israelenses foram assassinados por um terrorista e sete feridos na rua Dizengoff, na principal rua principal de Tel Aviv; E, em 8 de junho, quatro israelenses morreram e 13 ficaram feridos em outro ataque terrorista em Tel Aviv, este no mercado aberto de Sarona.

Os perpetradores de ambos os ataques declararam que estavam agindo para ISIS e prometeram lealdade total a Abu Bakr al-Baghdadi. O ataque de Jerusalém domingo é parte do mesmo padrão.



Postar um comentário

0 Comentários