ISRAEL REJEITA PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA DE PARIS PARA PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Israel se recusou a participar da Conferência de Paris sobre o Oriente Médio, que será realizada no próximo domingo, informou nesta quarta-feira o porta-voz das Relações Exteriores israelense Emmanuel Nahshon.

A França, que espera 70 delegações internacionais para a reunião, finalmente decidiu excluir israelenses e palestinos, após a recusa de Israel, mas deixou o convite aberto a ambos para uma fase posterior.



"Fazendo uma analogia culinária, nós não estamos na cozinha preparando o prato, mas estamos convidados a prová-lo. O prato em questão é nosso futuro e segurança, e quem está preparando são outros cozinheiros, com seus interesses e agendas, irrelevantes para nós", declarou o porta-voz, que considerou a conferência um "fútil exercício que não avançará em direção à paz".

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, foram convidados a participar de uma reunião com o presidente francês, François Hollande, para a apresentação das conclusões da conferência.

"Respondemos firme, mas amavelmente: Não, obrigado", declarou Nahshon.

Abbas, por sua vez, confirmou que irá a Paris e se reunirá com Hollande no domingo, após o término da conferência.

O encontro é visto como uma das últimas oportunidades para retomar a solução dos dois Estados, que segundo a comunidade internacional está se tornando inviável graças à política de assentamentos israelense.

Postar um comentário

0 Comentários