EUROPA É ATINGIDA POR MISTERIOSO AUMENTO NOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO

Um aumento inexplicável nos níveis de radiação tem sido detectado por estações de monitoramento ao longo de todo o norte e oeste europeu. Embora a situação ainda não represente um grande risco para os humanos, autoridades locais se esforçam para entender o que pode estar acontecendo.

De acordo com alguns especialistas, o fenômeno seria evidência de um provável vazamento nuclear em alguma instalação do continente. 



Em janeiro, estações da Noruega detectaram a presença do radioiodo I-131, um isótopo radioativo que é um subproduto da energia nuclear e de certos processos médicos. Embora perigoso para o organismo, o país considerou que os níveis não eram altos o suficiente para emitir um alerta.

Pouco depois do caso norueguês, Finlândia, Polônia, Alemanha, República Tcheca, França e Espanha também relataram ter detectado a substância. No entanto, o nível mais alto, verificado na França, era cem vezes menor do que o mínimo considerado para um alarme. 

De acordo com a chefe da Autoridade Norueguesa de Proteção da Radiação, Astrid Liland, embora minúscula, a radiação está se espalhando, e as autoridades europeias acreditam que esteja vindo de algum lugar da Finlândia, da Suécia ou da Rússia. 

"Uma vez que apenas o iodo-131 foi medido, e nenhuma outra substância radioativa, pensamos que se origina de uma empresa farmacêutica que produz drogas radioativas", disse Liland ao Motherboard. "O iodo-131 é usado para o tratamento de câncer", explicou. 

Apesar dos registros e da desconfiança dos especialistas, ninguém assumiu a responsabilidade por qualquer vazamento radioativo até o momento.




Postar um comentário

0 Comentários