HUNGRIA INVESTE 123 MILHÕES DE EUROS EM NOVA CERCA CONTRA REFUGIADOS

Hungria investe 123 milhões de euros em nova cerca contra refugiados

Governo também quer mudar lei para manter imigrantes sob custódia enquanto esperam resposta sobre pedido de asilo.


A Hungria já começou a construção de uma nova cerca na fronteira com a Sérvia para impedir a entrada de refugiados. O projeto custará 123 milhões de euros, anunciaram nesta segunda-feira (27) fontes do governo húngaro.



"Este sistema reduz para quase zero o número de cruzamentos ilegais da fronteira", disse György Bakondi, assessor de Segurança do primeiro-ministro Viktor Orban, em uma entrevista ao jornal "Magyarhirlap".

Esta segunda cerca, planejada a princípio para ser instalada apenas na fronteira com a Sérvia, será equipada com câmeras de vigilância e termográficas. Também terá sensores, a cada 15 centímetros, que ativam um alarme quando a cerca é tocada.

O custo desta segunda cerca inclui a ampliação dos centros de internamento onde o governo planeja colocar as pessoas que entrarem no país durante todo o tempo que durar a tramitação de seus pedidos de asilo.

Refugiados sob custódia

O parlamento húngaro está debatendo uma emenda legal proposta pelo governo para poder manter os refugiados sob custódia, enquanto esperam uma resposta a seu pedido de asilo.
Tanto a Human Rights Watch (HRW) como o Comitê de Helsinque em favor dos direitos humanos pediram nesta segunda à Comissão Europeia que intervenha para evitar essa mudança na legislação.

"A Comissão Europeia não deveria ficar à margem enquanto a Hungria viola o direito à solicitação de asilo", disse em comunicado Benjamin Ward, subdiretor da divisão da Europa e da Ásia Central da HRW.

São várias as ONG que denunciaram o tratamento "desumano" que os refugiados recebem na fronteira entre Hungria e Sérvia.

A Hungria instalou em 2015 um sistema de cercas e alambrados para deter o fluxo de refugiados, em um momento no qual milhares de pessoas que fugiam da guerra e da miséria cruzavam seu território a caminho de países mais ricos, como Alemanha e Suécia.

Orban é um dos chefes de governo da União Europeia que mais duramente se opõem à imigração e chegou a vincular os refugiados com o terrorismo.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/hungria-investe-123-milhoes-de-euros-em-nova-cerca-contra-refugiados.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários