NASA ALERTA QUE CALIFÓRNIA PODERÁ AFUNDAR

Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão afundando a ritmos extremamente rápidos.

Os cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética (InSAR) e chegaram a essa conclusão: algumas áreas do vale San Joaquin estão afundando.

Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderia ter sido causado por bombeamento submarino excessivo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.



Cabe mencionar que a Califórnia sofre de seca histórica que começou há alguns anos, o que agrava o problema. Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, próximas às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilômetros quadrados que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 400 centímetros.

"Enquanto nós podemos ver o impacto da chuva sobre a subsidência, sabemos que temos enfrentado um défice de água subterrânea por certo período de tempo, por isso muito tempo deverá passar para que aqueles reservatórios possam encher", informou Tom Farr, coautor da pesquisa realizada pelo laboratório.

William Coyle, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, explica que os ritmos atuais de subsidência prejudica a infraestrutura que serve a milhões de pessoas.

Fonte: Sputnik

Postar um comentário

0 Comentários