SIMULADAS AS CONSEQUÊNCIAS APOCALÍPTICAS DO IMPACTO DE UM ASTEROIDE EM BERLIM OU LONDRES

Cientistas britânicos realizaram uma simulação para analisar quais efeitos teria a queda de alguns asteroides gigantes nas cidades de Londres e Berlim. Os resultados de seu estudo foram publicados no site especializado arXiv.org.

Os pesquisadores calcularam as consequências que teria o possível impacto na Terra de dois asteroides de 50 e 200 metros de extensão a uma velocidade de 20 quilômetros por segundo em um ângulo de 45 graus.



A simulação foi realizada graças a um programa de computador chamado ARMOR (Asteroid Risk Mitigation Optimization and Research).

No caso de Berlim, um impacto destas características provocaria entre 1,2 e 3,5 milhões de vítimas. Se o corpo celeste caísse sobre a capital britânica, morreriam 2,8 a 8,7 milhões de pessoas. As principais causas de morte seriam devido a radiação térmica, ondas de choque ou terremotos gerados pelo impacto, entre outras razões.

A esmagadora maioria das mortes (85,5% Berlim e 84,6% em Londres em caso de queda de um objeto de 50 metros), seriam causadas pelas fortes rajadas de vento que ocorreriam devido a entrada do asteroide na atmosfera, mesmo no caso deste se desintegrar no ar.

Clemens Rumpf, o principal autor do estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido, explica que as ondas de choques provocadas pelo asteroide dariam lugar ao aparecimento na Terra de fortes ventos em forma de tornados.

Estes vendavais teriam um grande poder de destruição, que seria agravado caso ocorresse finalmente um impacto na superfície de nosso planeta.

Caso ocorra este cenário, os grandes terremotos que provocaria o choque, somados às tormentas, teriam consequências absolutamente devastadoras para a população.



Postar um comentário

0 Comentários